quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Eu ACREDITO, e você?

Bom dia, meninas!!!!

Final de ano é sempre assim, muitas coisas para fazer, muitas reuniões sociais (entenda-se comilanças) e pouco tempo para resolver tudo.

Eu bem que tentei começar antes a preparar a casa para as festa, em parte até consegui, mas precisei interromper minhas atividades por causa da dor constante do meu joelho. Está difícil conviver assim, estamos ainda sem plano de saúde e eu vejo cada dia mais a minha indo pro brejo e, a culpa é todo minha, por causa da minha irresponsabilidade com os meus cuidados.

Ando pensando muito em tudo o que acontece e cada vez eu me convenço mais, que tudo faz parte de um plano maquiavélico para me tirar do rumo e, como não consigo manter uma linha reta e constância em meus objetivos, vou ficando pelo caminho e a cada parada, mais coisas a fazer, peso acumulado, mais complicações por causa do peso e mais tristeza por perceber que ainda não estava pronta como pensava.

Eu sei que tudo só depende de uma decisão mental, como foi parar de tomar refrigerante há 3 anos atrás: um belo dia eu levantei e disse "a partir de hoje não tomo mais refrigerante" e, apesar das tentações, das pessoas olhando torto pela minha decisão, ou forçando a barra nos almoços, aonde a única coisa para engolir a gororoba é o maldito refrigerante, me fizeram mudar de ideia; o que me leva a crer que eu tenho DETERMINAÇÃO, quando eu quero.

Então, por que não consigo ter esta mesma atitude no restante dos meus desejos? Justamente por isto, porque desejo é passageiro e o que o move, o transforma em ação é a vontade e a força que cada um tem dentro de si, para fazer aquilo que realmente acredita.

Assim, para quem é bom entendedor, já deu para perceber, que o ponto é este, provavelmente eu não consigo ACREDITAR que sou capaz de fazer o que quero e, quando alguém interrompe minhas ações, com  tentações que irão me levar a gordice ou atitudes que me desanimam nos outros pontos, eu desanimo e volto a viver no meu mundinho desconfortável, mas que apesar de tudo eu não quero sair.

Acreditar, determinação, vontade, disciplina, são palavras e ações que estão ligadas a AUTO-CONFIANÇA e que todos sabem, não é tão fácil de se recuperar. Para quem embarca neste trem desgovernado rumo a baixa auto-estima, sabe o quanto é difícil voltar a acreditar de que é capaz de fazer algo para mudar. E, tudo vira uma grande bola de neve, aonde você deixa de se arrumar para sair, porque acha que não está bem para isto, come demais porque já está gorda mesmo e também acredita que não tem capacidade para mudar, entra em depressão, porque verifica que a sua incapacidade de gerenciar a sua vida  jamais irá se modificar. E por aí vai, quanto mais você afunda, mais difícil se torna sair deste lugar, porque às vezes nem a ajuda externa, nos faz acreditar que somos capazes.

Quando a gente entende que tudo, realmente, depende somente da gente, é que as coisas começam a mudar. Estou vivendo finalmente esta fase. Não me importo mais se irão ficar tristes, magoados ou ofendidos pelo fato de eu não querer comer A ou B quando me oferecem, cansei de sofrer por piadinha dos outros, por comentários maldosos, do tipo "vive dizendo que vai emagrecer, mas olha só, acabei de oferecer isto e comeu", muitas vezes não é porque você está com vontade ou não consegue resistir e sim, porque não quer magoar e, neste caso, você não magoa, mas é magoado depois, porque o estigma da "Gorda sem jeito mesmo" vive te assombrando.

Sabe o que eu decidi? Que vou começar meu emagrecimento hoje, às vésperas das reuniões sociais, das festas de Final de Ano e principalmente, do meu aniversário, porque eu mereço ser feliz, porque eu preciso ACREDITAR que sou capaz de mudar e, parar de me importar com que os outros irão falar, porque faz parte da natureza humana, infelizmente, FALAR MAL dos outros, seja porque você está tendo uma atitude certa ou errada, em relação ao que eles determinam no momento.

Pensei muito antes de tomar esta atitude, porque sei que terei de fazer um esforço enorme para resistir as tentações, a preguiça de me exercitar ou de cumprir com o planejado. Mas eu sei que sou capaz, eu ACREDITO, sei do meu potencial para fazer coisas que nem eu achava que era capaz.

Assim, retorno hoje, a fazer tudo aquilo que eu sempre gostei de fazer no final de ano aqui em casa, com dor ou sem dor no joelho, com preguiça ou sem. Cada dia uma listinha pequena de coisas, com metas a cumprir. Felizmente, algumas coisas já foram feitas, como é o caso do descarte de roupas que não servem mais. Vou apenas dar uma repassada para tirar o pó, trocar o sachês e, reorganizar o armário dos meninos que insistem em bagunçar tudo para tirar uma roupa (Santo Deus).

Atividades de hoje serão:
1. Ir à feira para abastecer a geladeira com alimentos saudáveis;
2. Ir ao supermercado comprar o que falta para o Salpicão do churrasco de domingo (primeiro desafio);
3. Passar no shopping e trocar a camisa que o maridão ganhou de presente de aniversário;
4. Ir ao banco;
5. Lavar o quintal dos dogs;
6. Lavar as frutas e verduras;
7. Preparar as paredes para a pintura de amanhã;
8. Passar uma roupas.


Beijussssssssssssssssssssss

Um comentário:

Roberta Zero Cal disse...

Oi Val
Amiga, vc escreveu tuuuudo. ACREDITAR!!!! vou ser muito sincera com vc... por anos eu quis emagrecer e vc sabe disto pq me acompanha desde o antigo blog. Por anos eu quis, dizia que acreditava mas sabe qdo lá no fundo vc mesma não acredita? Eu era assim... achava que acreditava mas não me via magra. Guardava as roupas que não me cabiam mais dizendo que um dia as usaria novamente mas no fundinho eu não acreditava, não me via magra. Hoje eu acredito SIM que vou chegar aos meus 60 kg ou menos, me vejo magra (apesar de ainda me achar gorda hahaha) vejo minhas roupas voltando a servir e isto está me dando muito gás, muita satisfação.
Então acho que vc está certíssima começar a sua nova empreitada no momento que vc sentiu que era a hora, independente de que momento foi este. .

Mudando de assunto... quanto ao seu comentário na sua postagem... obrigada :)
O que vc falou foi o mesmo que meu marido disse para me confortar nos momentos de desespero... que sairemos fortalecidos, as vezes não sabemos a real razão das coisas mas no final teremos nos tornado pessoas melhores...

Beijos e ótimo mês